Como fazer um arco de 60 lb com canos de pvc

A arquearia surgiu no primórdio de diversas civilizações sendo o arco uma ferramenta de caça e uma eficaz arma de guerra. Sua vantagem óbvia é o fato de atingir seu alvo a distância, evitando assim riscos para o caçador/combatente. com a criação e popularização das armas de fogo os arcos caíram em desuso para ambas as práticas, ficando quase restrito ao uso na prática esportiva.
É importante saber que dentre a enorme variedade de arcos existentes, não há um definitivamente melhor ou pior, cada um foi desenvolvido para uma função especifica. Assim como os arcos mongóis eram usados para serem utilizados durante a cavalgada, o arco inglês feito para alcançar grandes distâncias em batalhas campais, o arco indigena brasileiro feito para alcance curto e potente dentro da floresta e etc.


Claro que a tecnologia atual aperfeiçoou e muito a prática da confecção de arcos, entretanto por causa de seu preço ou ainda pelo apreço pela técnica artesanal, não são poucos os arqueiros que preferem construir seus próprios arcos. Particularmente eu acredito ser importante a capacidade de se criar e manter uma ferramenta tão versátil, uma vez que é possivel que em situações de emergência seja necessário o uso de uma arma de ataque a distância ou uma ferramenta de caça segura na falta de outras opções melhores.

Um arco pode ser feito em uma única peça (de madeira, osso, fibra, pvc, etc), utilizar roldanas e polias (sendo chamado então de arco composto) ou a partir de várias peças (podendo ser cada peça de um tipo diferente) permitindo que o arco seja desmontado. Neste ultimo caso, a parte central do arco (onde o arqueiro irá segurá-lo) chama-se riser. As duas peças das extremidades (onde estará presa a corda) são chamadas de lâminas e, Por fim, temos a corda (que pode ser feita também de diversos materiais como o nylon ou fio de sapateiro). Há várias outras peças em um arco, mas essas são as partes essenciais. Em outros posts eu descreverei outros acessórios para arcos.

Veja abaixo 3 passo-a-passos para a construção de um arco utilizando como material principal canos de pvc. Não testei ainda esse tipo de fabricação, mas pretendo testar nas próximas semanas (junto com outros métodos de fabricação de arcos que vou comentar em posts futuros). Seja como for é bom lembrar que o arco não deve ser guardado encordado, ou seja, com a corda atada a ele, pois isso diminui a vida útil do arco.

1# Arco recurvo em uma peça


Acho que o vídeo é extremamente auto-explicativo. Caso tenham dúvidas perguntem nos comentários mais abaixo que terei prazer em explicar melhor.

2# Arco recurvo com riser metálico


Similar ao modelo acima, mas fabricado em 3 peças sendo o riser metálico. Para este arco você vai precisar de um tubo metálico de 50 cm (uma polegada de diâmetro), um tubo de pvc de 120 cm (meia polegada de diâmetro), uma corda de 150 cm (podendo ser nylon trançado de 2mm ou corda de sapateiro que é resistente e mantem o trançado por causa de seu enceramento) e um punho de bicicleta (de espuma ou borracha, embora eu prefira sempre borracha).

Pegue o tubo metálico e meça a partir de qualquer uma de suas pontas 25cm e marque este ponto (pode riscar ou pintar com pincel atômico). A partir do ponto marcado meça mais 19cm e marque novamente, sobrará 6 cm de tubo. Observe que o punho da bicicleta será encaixado no fim desses 25 cm, antes da janela.
A parte com 19 cm deve ser amassada para fazer a janela do riser. se for usar um martelo tente deixa-la uniforme e amasse a partir do centro deste pedaço, pois assim mantem-se as caracteristicas mecânicas do riser.

Faça furos para parafusos (e buchas se for o caso) a umas 3 polegadas de cada extremidade (dá uns 7 cm. se tiver feito a janela grande o suficiente para deixar apenas 6 cm na extremidade menor então faça os buracos a uns 5 cm das pontas). Se quiser fazer buracos para itens futuros na janela (mira, clicker, etc) a hora é agora (embora você possa fazer isso depois também, o que eu recomendo, caso não conheça ainda esses opcionais).

Por fim faça um laço curto em cada ponta da corda e faça furos no pvc há 1 polegada de cada ponta (2,5cm) perfurando completamente o cano de um lado ao outro. uma das pontas será encaixada no tubo metálico, a outra será atada a corda. Com as peças de pvc encaixadas no tubo metálico parafuse (naqueles dois primeiros buracos que vc fez na peça metálica) e pode prender a corda as extremidades das lâminas (os tubos de pvc). Eu recomendo que você passe o laço todo por dentro do buracoe então enlace o tubo por fora (ou seja, passe o laço a partir do buraco da frente para a parte de trás do arco). faça isso nas duas extremidades. Está pronto seu arco.

3# Arco recurvo com riser de madeira


Este é o arco da imagem deste artigo (clique na imagem lá no início se quiser vê-la ampliada) e segue os passos do arco anterior, mas ao invés de um riser metálico você terá de faze-lo (ou mandar faze-lo) em uma peça de madeira, podendo encaixar as lâminas no riser ou parafusá-las a frente dele, permitindo que o arco seja desmontado caso seja necessário. Particularmente é meu modelo favorite dentre os 3 modos de fabricação apresentados aqui (e ainda prefiro parafusá-lo do que encaixa-lo).


Você precisará de uma peça de madeira de 50cm x 4cm x 4cm. está deve ser marcada a 25cm (no meio) e após essa marca meça mais 10cm e marque novamente. Esta será a janela do riser.  contando novamente na marca celtral (25cm), retroceda um pouco (1cm aproximadamente) e lembre de talhar este trecho da forma que achar melhor pois será onde sua mão segurará o riser e seria muito desconfortável segurar uma peça totalmente quadrada né? pois bem, a janela deve ter pouco menos de 2cm de profundidade, para não afetar a resistência do riser. Feitas as marcas você pode cortar e lixar a peça até ficar satisfeito.


Agora nas extremidades do riser você terá que furar  debastar a madeira para encaixar o cano. faça um X marcando  de aresta a aresta (diagonais) para achar o centro. a partir dali fure um buraco de uns 7cm aproximadamente e debaste a madeira para ficar com um diametro mínimo para se encaixar os canos. arredonde as bordas desse buraco para evitar danificar as laminas de pvc.

Caso pretenda parafusar por fora, ignore o passo anterior. Você pode encaixar um cano menor por dentro do tubo (ou um maior por fora, tanto faz) para aumentar a resistencia das lâminas e aumentar MUITO a força do arco. As marcas para parafusar o cano podem ser feitas a partir de 1 e 2 polegadas a partir da extremidade das lâminas. Serão dois parafusos em cada lâmina, para prende-las de forma resistente ao riser.



Para mais informações sobre arquearia artesanal visite a comunidade do orkut Arquearia artesanal (clicando AQUI). está sendo minha principal fonte de conteúdo sobre o assunto, além de alguns sites gringos pela net.

Veja em posts futuros como escolher ou preparar uma corda, outros materiais para fabricação de arcos recurvos, como fabricar flechas e descubra o que é o paradoxo do arqueiro!